O Ministério da Ciência e do Ensino Superior, apresenta, dia 12 de maio, no Instituto Politécnico de Castelo Branco, a iniciativa nacional "Skills 4 pós-Covid - Competências para o futuro".

Skills 4 pós-Covid propõe novas formas de ensinar

O novo programa pretende reforçar e valorizar a resposta conjunta dos sistemas de ciência e ensino superior aos desafios induzidos pela Covid-19 em estreita articulação com empregadores públicos e privados.

Até ao dia 1 de junho, o programa será ainda apresentado em sessões previstas para a Universidade do Porto (19 de maio), Instituto Politécnico de Leiria (21 de maio), ISCTE (25 de maio), Universidade do Minho (26 de maio), Universidade do Algarve (29 de maio) e Instituto Politécnico de Bragança (1 de junho).

De acordo com o documento, a que o Ensino Magazine teve acesso, o "Skills 4 pós-Covid - Competências para o futuro" pretende estimular a resposta conjunta dos sistemas de ciência e ensino superior a diferentes desafios. No fundo procura-se "estimular práticas inovadoras de ensino e aprendizagem valorizadoras dos projetos educativos, adaptadas a um sistema de ensino misto e diferenciado". UM ensino, diz a tutela, que aposte "na diversificação das metodologias pedagógicas, em particular as metodologias ativas, alargando e aprofundando formas de aprender e ensinar baseadas em projeto, intensificando formas de auto-aprendizagem e trabalho em equipa, sempre de forma inclusiva e não discriminatória, e adaptando as horas de contato com estudantes, reconfigurando, dentro dos limites legais, as cargas letivas existentes".
Assim, já no próximo ano letivo, pretende-se "estimular a experimentação e disseminação de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem adaptadas a um sistema de ensino misto e diferenciado em todos os níveis de ensino superior (formações curtas; licenciatura, mestrado e doutoramento), alargando e aprofundando formas de aprender e ensinar baseadas em projeto, a integração de formas de autoaprendizagem e trabalho em equipa, sempre de forma inclusiva e não discriminatória, e adaptando as horas de contato com estudantes, reconfigurando, dentro dos limites legais, as cargas letivas existentes".
De igual forma procura-se "fomentar o desenvolvimento de formações pós-graduadas de âmbito profissional, em estreita colaboração com empregadores, públicos e privados, fomentando a diversificação e especialização da oferta de ensino".
Ainda durante o próximo ano letivo há o propósito de "aprofundar as dinâmicas conseguidas nos últimos anos com formações curtas de âmbito superior no sistema politécnico (cTESPs - cursos técnicos superiores profissionais), alargando o seu âmbito para adultos ativos e reforçando a colaboração com empregadores, públicos e privados".
O estabelecimento de "novas formas de ingresso e participação no ensino superior de estudantes que complementem o ensino secundário por vias profissionais e artísticas, alargando a base social do ensino superior", é outra das apostas do Skills 4 pós-Covid - Competências para o futuro. De igual modo, pretende-se "estimular formações curtas e modulares de âmbito superior como micro-credenciais, que promovam a aprendizagem contínua e a aquisição de novas competências, designadamente no contexto europeu; e fomentar a atracão de estudantes internacionais, providenciando condições "COVID free" nas instituições de ensino superior".

Ensimo Magazine