UM DE NÓS João Machado

“A aprendizagem tem sido uma constante”

João ussic 1

“Gosto de saber que o meu trabalho contribui para que os outros possam também responder aos seus propósitos”, diz

João ussic 2

Venceu a 1ª Corrida do Troféu Reitor na UMinho e participou em diversas maratonas, meias-maratonas e trails

O bracarense de 41 anos e é um dos rostos mais conhecidos da UMinho. Para resolver dúvidas, imprevistos e updates informáticos, pode já ter passado por cada um dos nossos postos de trabalho. É técnico da Unidade de Serviços de Sistemas de Informação e Comunicações, mas também um apaixonado pelo desporto, desde o futebol ao ciclismo e atletismo.
Como e quando se proporcionou a sua vinda para a Universidade do Minho?
Comecei a trabalhar aqui em 2004, depois de terminar o curso de técnico de Multimédia, na Escola Profissional de Braga. Quando estava a terminar o estágio, soube que o então Gabinete de Sistemas de Informação (GSI) estava a precisar de uma pessoa para trabalhar nos portais da UMinho. Vim a uma pequena entrevista com a eng. Joana Valverde, que na altura era a pessoa responsável por esta área, e correu bem! [sorriso]
Que funções lhe foram atribuídas?
A necessidade do GSI era especificamente para “carregar” informação nos diversos portais da universidade e foi exatamente que comecei por fazer.
Como se desenrolou o seu percurso profissional desde então?
Com o passar do tempo e a aprendizagem natural que fui adquirindo, passei a dar alguma ajuda aos técnicos de informática, na formatação de computadores e na verificação e resolução de problemas informáticos nos postos de trabalho de funcionários. Em 2010, surgiu a oportunidade de integrar o quadro de pessoal da UMinho e ingressei, a partir dessa data, na carreira de técnico de informática, na então Direção de Tecnologias e Sistemas de Informação (DTSI).
Que funções desempenha atualmente?
Passam maioritariamente por prestar apoio informático aos serviços centrais: a Reitoria, as unidades de serviços Financeiro e Patrimonial, de Recursos Humanos, de Apoio à Internacionalização, entre outros. Asseguro a instalação informática nos novos postos de trabalho, a configuração de PCs, impressoras, emails... Também dou apoio desta natureza a docentes e estudantes que nos procuram nas instalações da Unidade de Serviços de Sistemas de Informação [USSIC, ex-DTSI].  A par deste trabalho, temos também ao nosso cuidado toda a gestão dos computadores e unidades centrais da USSIC, no que toca a atualizações e segurança dos mesmos.
O que o marcou mais ao longo do seu percurso?
Desde que cheguei à UMinho, a aprendizagem tem sido uma constante. Este foi o meu primeiro emprego; quando cheguei tinha apenas 22 anos. Por outro lado, e felizmente, as funções que desempenho permitem-me conhecer e cruzar-me com muitas pessoas e, por isso, esta experiência profissional tem contribuído também para o meu crescimento pessoal. Gosto do que faço e de perceber que o meu trabalho contribui para que outras pessoas e unidades possam também atender às próprias necessidades e responder aos seus propósitos.
Que pessoas mais contribuíram para o seu percurso profissional?
Sem dúvida, o eng. José Fernandes. Sem ele não teria alcançado a posição onde me encontro e, muito provavelmente, teria saído da UMinho após o término do contrato a termo, em 2010. Destaco também Pedro Falcão, que foi o meu “mentor” nos primeiros tempos de trabalho.
"O desporto atenua o stress e faz-nos sentir bem"
Dedica parte do seu tempo livre ao desporto. Como nasceu este gosto pela prática desportiva?
Começou ainda em criança. Fui atleta federado no SC Braga até aos 20 anos. Joguei depois em vários clubes de associações de futebol de Braga. Aos 30 anos, decidi deixar o futebol e focar-me no atletismo de estrada e trail. Nos últimos anos, depois de uma cirurgia a que fui submetido, decidi-me pelo ciclismo de estrada. Era uma modalidade que eu já gostava e, como tinha de encontrar um desporto de menor impacto, a escolha foi natural. O treino para todas estas modalidades também passa, claro, pelo ginásio.
Já participou em alguma prova ou evento oficial?
Sim, já participei em quatro maratonas, diversas meias-maratonas e outras provas mais pequenas. Em 2017, venci a primeira corrida do Troféu Reitor. Nos últimos tempos, já mais voltado para o ciclismo, fiz dois Gran Fondos.
Qual é o seu desportista favorito?
Sendo "viciado" em desporto, sigo de perto várias modalidades, embora com maior atenção para o futebol e o ciclismo. Tenho vários atletas favoritos: João Almeida, Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard no ciclismo e Cristiano Ronaldo, Messi e Ricardo Horta, capitão do “meu” SC Braga, no futebol.
O que coloca em primeiro lugar: a Informática ou o Desporto?
O desporto. Sempre fui apaixonado por desporto. Para além de promover a autoestima e a autoconfiança, atenua o stresse do dia a dia, faz bem à saúde e, no final, acabamos sempre por nos sentirmos melhor.

  Algumas notas breves
  Um livro. “Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago.
  Um filme. A trilogia “O Senhor dos Anéis”, de Peter Jackson.
  Uma música. “Fix You”, dos Coldplay.
  Uma figura. A minha mãe.
  Um passatempo. Playstation. O ideal para descarregar o stresse do dia a dia!
  Um desporto. Futebol e ciclismo.
  Um prato. Bacalhau assado.
  Uma viagem. Indonésia. Gostava de conhecer a cultura e de ver de perto a beleza do país.
  Um momento. O Euro 2016 e o golo do Éder.
  Um vício. Café.
  Um defeito. A teimosia.
  Um sonho. Ver o Braga campeão! [sorriso]
  Um lema. “Mantém-te forte!”
  A UMinho. A minha segunda casa. 

11-08-2023 | Paula Mesquita - NÓS - Jornal Online da UMinho | nº 125 | julho/agosto'2023