PJ investiga viagens pagas pela UMinho a prestigiado cientista (e família)

Rui L. Reis é um dos investigadores portugueses mais citados em todo o mundo

A Polícia Judiciária de Braga realizou buscas, no início o mês de março, no gabinete do investigador científico, professor universitário e presidente do Instituto 3 B’s da Universidade do Minho, Rui L. Reis, alegadamente por este utilizar fundos académicos para levar familiares em viagens pagas pelo instituto.

De acordo com a edição deste domingo do jornal Correio da Manhã, a reitoria da Universidade do Minho confirma as buscas que se realizam no dia 01 deste mês, na sede do instituto, sediado no AvePark, em Guimarães, garantindo ter prestado as informações solicitadas, mostrando-se disponível para colaborar com as autoridades.

As “dezenas” de viagens em causa terão sido realizadas nos últimos três anos, com os bilhetes a serem pagos pelo instituto e as faturas a serem emitidas em nome da Universidade do Minho.

O jornal tentou contactar o professor universitário, que ainda não foi constituído arguido, mas sem sucesso. A UMinho também não quis comentar os motivos do processo. As diligências policiais continuam e Rui L. Reis deverá prestar declarações em breve para justificar as suspeitas dos inspetores.

Este domingo, Rui L. Reis foi anunciado como novo presidente da Sociedade Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa (TERMIS), a principal “sociedade da área a nível mundial, reunindo membros de mais de 90 países”. Era vice-presidente desde 2013.  Natural do Porto, tem 55 anos e é um dos cientistas portugueses mais citados em todo o mundo.

Jornal O Minho – 19/3/2023