Évora cria escola de saúde com olhos postos na medicina

Nova unidade orgânica tem comissão instaladora

A Universidade de Évora (UÉ) vai criar uma escola superior na área da saúde. A unidade orgânica já foi aprovada em Conselho Geral da instituição e a comissão instaladora será coordenada por Manuel Lopes, Professor Coordenador da Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus da universidade.

O anúncio da criação desta nova unidade orgânica que vai ao encontro de uma das áreas âncora da Universidade (Percursos de Vida e bem-estar) já tinha sido anunciada, no passado dia 4 de junho, pela reitora da instituição (na foto). Em entrevista televisiva ao Ensino Magazine Ana Costa Freitas confirmou a criação da escola e lembrou que a médio-longo prazo um curso de medicina poderá ser uma aposta.

Agora, em comunicado a Universidade confirma a criação dessa unidade orgânica. "Esta Escola permitirá responder aos anseios da região Alentejo, iniciando-se  um percurso sólido e consistente na única região do País onde não há oferta curricular em cursos nas áreas de Medicina ou de Saúde pública", refere Ana Costa Freitas.

De acordo com o comunicado, "a Comissão Instaladora, coordenada por Manuel Lopes, Professor Coordenador da Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus da UÉ encontra-se a preparar o projeto em articulação com a Comissão Científica e restantes Unidades Orgânicas da UÉ, seguindo para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) para homologação".

A Comissão Científica da nova Unidade Orgânica na área da Saúde da UÉ é constituída por: Constantino Sakellarides, Professor Catedrático Jubilado da Escola Nacional de Saúde Pública da UNL; Jaime Branco, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Médicas da UNL; João Guerreiro, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (membro do Conselho Geral da UÉ); Jorge Mota, Professor Catedrático da Faculdade de Desporto da Universidade de Porto; Jorge Simões, Professor Catedrático Convidado do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da UNL; e Madalena Patrício, Professora Honorária da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (membro do Conselho Geral da UÉ).

Na mesma nota é referido que "o trabalho desenvolvido pela Universidade de Évora nesta área foi entretanto elogiado por Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que reconheceu que a Universidade de Évora tem "capacidade científica para contribuir para a diversificação daquilo que é o ensino da medicina e da saúde pública em Portugal".

A Universidade recorda que na área da saúde "foi recentemente criada a Cátedra LifeSpan em Sustentabilidade Demográfica e Saúde, numa colaboração entre a UÉ, o Hospital do Espírito Santo de Évora e a Siemens. Coordenada por Lino Patrício, médico e Investigador Principal Convidado da Universidade de Évora, a Cátedra LifeSpan tem associado o financiamento para formação avançada multidisciplinar e transversal em áreas de interseção entre a Medicina, a Saúde Pública, o Envelhecimento e a área das co-morbilidades".

O presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Orlando Rodrigues, avisou esta terça-feira os estudantes que está a pensar seriamente cortar apoios sociais àqueles que desrespeitarem as regras sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19.

O aviso foi feito esta terça-feira numa sessão de esclarecimento sobre a Covid-19, por videoconferência, promovida pela Associação de Estudantes Africanos, depois de terem surgido dois surtos de contágio entre colegas, associados a festas e ajuntamentos que têm obrigado à intervenção das autoridades.