Últimas Jornal de Negócios

RSS de Jornal de Negócios
  1. A directora financeira da Huawei foi detida no Canadá, por ordem judicial dos EUA, por suspeita de ter mentido sobre uma filial da empresa, para poder aceder ao mercado iraniano, violando sanções norte-americanas. Há dois anos que está em prisão domiciliária.
  2. A Vitol, multinacional que opera a compra e venda de petróleo e derivados no mercado externo, era investigada na operação Lava Jato por esquemas de corrupção envolvendo o pagamento de subornos a funcionários da estatal petrolífera brasileira em troca de favorecimentos nas operações comerciais.
  3. Um estudo da biotecnológica norte-americana Moderna mostrou que a sua vacina reteve, nos participantes dos ensaios clínicos, elevados níveis de anticorpos neutralizadores da covid nos 119 dias a seguir à primeira vacinação.
  4. A segunda geração do 'crossover' Mokka estreia a nova linguagem de 'design' da Opel.
  5. A jogar em casa, os 'encarnados' adiantaram-se no marcador aos 36 minutos, com um golo do defesa belga Vertonghen, ampliando a vantagem na segunda parte, através do regressado Darwin Núñez, aos 57, Pizzi, aos 58, e Julian Weigl, aos 89.
  6. A decisão, tomada em grupo depois José Gouveia e Ljubomir Stanisic regressarem ao acampamento instalado em frente ao Parlamento, foi possível depois da "garantia" de que vai haver "uma reunião "de amanhã [sexta-feira] a oito" dias, para debater se as medidas encontradas durante o encontro com o autarca de Lisboa, Fernando Medina, "são exequíveis e vão ser postas em prática"
  7. Apesar de as retenções na fonte de IRS baixarem por decisão administrativa do Governo, o imposto mantém-se sem reduções nem aumentos. Em ano de crise, as alterações fiscais são poucas, mas há novos apoios para as famílias e reforços na saúde, na educação e habitação. Filomena Lança filomenalanca@negocios.pt catarina almeida pereira catarinapereira@negocios.pt
  8. A série de ataques, detetada por uma investigação do departamento de luta contra o cibercrime da empresa, teve início em setembro deste ano e foi dirigida à Comissão Europeia e a cinco países em particular: Alemanha, Itália, Coreia do Sul, República Checa e Taiwan.
  9. O governo de Itália aprovou hoje a quarentena obrigatória para cidadãos italianos que estejam no estrangeiro entre 21 de dezembro e 6 de janeiro e regressem ao país e para turistas, para prevenir uma "terceira vaga" de infeções por Covid-19.
  10. Os idosos sem patologias só entram na segunda fase de vacinação, no segundo trimestre. Plano logístico está por definir.
  11. A reunião do Infarmed, esta quinta-feira, revelou que Portugal já ultrapassou o pico de infeções da 2.ª vaga, mas não o pico de óbitos. Saiba quais foram os principais temas discutidos.
  12. A proposta de Orçamento que entrou no Parlamento não foi a mesmo que saiu. Os deputados aprovaram quase 300 propostas de alteração. Ainda assim, o impacto orçamental será contido: o Governo tinha uma margem na manga.
  13. Rui Rio abriu as portas do poder ao Chega e conferiu a André Ventura o estatuto de solução governativa. A tal ponto que este já não tem pejo em assumir que o passo seguinte será o de reduzir o PSD a um papel secundário, ao declarar que daqui a oito anos o Chega será "o maior partido português à direita".
  14. Nuno Santana, um dos proprietários do grupo de restauração Praia, passou a ser acionista da dona da TVI ao comprar 20 mil ações da Biz Partners, que detém cerca de 12% da Media Capital, à HiperGo.
  15. As tabelas de retenção na fonte de IRS para 2021 vão permitir ligeiros aumentos dos salários líquidos. Nas pensões, só as mais baixas estão abrangidas. Trata-se apenas de uma antecipação de rendimento, no final o imposto pago será o mesmo.
  16. Enquanto o Parlamento premeia os profissionais mais expostos à covid-19 e a outros riscos, estabelecendo um plano de contratações, o Governo concentra a despesa nos salários mais baixos e nas progressões. CAtarina almeida pereira catarinapereira@negocios.pt
  17. Três dezenas de multinacionais do Reino Unido, Suíça, Alemanha, EUA e China envolvidas nas vacinas contra a covid-19 já foram abordadas para investir em Portugal. Há oportunidades na produção, fornecimento de matérias-primas, ensaios clínicos e serviços especializados.
  18. A multa da Autoridade da Concorrência (AdC) aplicada à Meo só é superada pelas coimas aplicadas ao cartel da banca.
  19. "Não devemos poupar dinheiro no apoio às companhias aéreas", sustentou Bruno Le Maire durante uma conversa com jornalistas que decorreu, esta quinta-feira, na Embaixada de França em Lisboa.
  20. A Meo foi condenada ao pagamento de uma coima de 84 milhões de euros por combinar preços com a Nowo. Trata-se do primeiro cartel em telecomunicações sancionado pela AdC. A operadora fala em "postura irresponsável" dos reguladores.