Últimas Jornal de Negócios

RSS de Jornal de Negócios
  1. Acompanhe aqui, minuto a minuto, o desempenho dos mercados financeiros durante esta quarta-feira.
  2. A "earnings season" continua ao rubro nos EUA e na Europa, com os investidores a reagirem às contas trimestrais da Tesla e de olhos postos nos resultados de outra gigante do mercado norte-americano, a Meta.
  3. Pedro Soares dos Santos, do grupo Jerónimo Martins, foi o CEO com a remuneração bruta mais volumosa em 2023 e a maior subida percentual face a 2022. Filipe Silva, da Galp, teve a maior queda. No total, os CEO das cotadas do PSI receberam 19 milhões de euros.
  4. O objetivo do PS. com estas audições, que serão pedidas com caráter de urgência, é que Ana Paula Martins e Fernando Araújo deem as explicações sobre a demissão, hoje anunciada, do diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde e da sua equipa.
  5. A operação batizada de "Tutti Frutti" investiga desde 2018 alegados favorecimentos a militantes do PS e do PSD, através de avenças e contratos públicos
  6. Um dos IPO mais aguardados do ano na bolsa de Lisboa já não vai acontecer. A empresa justificou que, face à guerra no Médio Oriente, as condições de mercado não permitiram uma "correta avaliação". Ainda pode avançar mais tarde, mas vai a explorar outras opções.
  7. A nova lei permitirá que as companhias aéreas que já operam voos internacionais no Brasil façam escalas domésticas em cidades da região amazónica.
  8. Sabendo que a erosão do regime resulta da ausências de respostas, cabe a todos encontrar caminhos dentro da pluralidade democrática que viabilizem o compromisso e a mudança. Valorizemos, por isso, o que de melhor nos trouxe o 25 de Abril: a liberdade de pensar, divergir, debater em respeito pela opinião de todos.
  9. "Insisto, não é só em Portugal, é em toda a Europa, e a razão original, em meu entender, é que nós exagerámos a resposta que demos à crise financeira e à crise das dívidas soberanas, na redução que operámos sobre o setor da construção", considerou.
  10. O Sindicato dos Trabalhadores das Grandes Superfícies, Armazéns e Serviços de Portugal (STGSSP) avançou com um pré-aviso de greve que abrange os trabalhadores destes setores em todo o território nacional, das 00:00 às 24:00 do dia 1 de maio.
  11. Portugal tem um excesso de políticos a fazer comentário na TV (é barato?). Agora encaminha-se para ter comentaristas que passam a políticos. Não é uma combinação saudável?
  12. É o segundo dia consecutivo de ganhos nas bolsas norte-americanas, que recuperam terreno após uma semana de perdas.
  13. Este é o ano de maior despesa em proteção ambiental desde 2014. Valor corresponde a 1,8% do PIB nacional, abaixo da média de 2,2% da União Europeia.
  14. A fabricante de automóveis elétricos liderada por Elon Musk viu as receitas encolherem 9% face aos primeiros três meses de 2023, para 21.301 milhões de dólares.
  15. O adiamento para 2030 da obrigatoriedade da aviação europeia incorporar uma percentagem de combustíveis sustentáveis levou o grupo português e a alemã P2X a decidirem não avançar com a criação de uma unidade industrial na Figueira da Foz em 2026, para a qual estava previsto um investimento de 600 milhões de euros.
  16. A sociedade de advogados mudou de nome para Deloitte Legal e integra, a partir desta terça-feira, a rede da Deloitte.
  17. O banco de investimento norte-americano está mais pessimista em relação à EDP e EDP Renováveis, embora tenha mantido a recomendação de ambas inalterada em "overweight".
  18. Na nota, divulgada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa disse que os acionistas adotaram as deliberações colocadas à votação.
  19. O responsável anunciou a demissão, em conjunto com a sua equipa, justificando que esta "difícil decisão" permitirá ao novo Governo "executar as políticas e as medidas que considere necessárias".