Há cada vez menos engenheiros informáticos disponíveis para trabalhar em Portugal

Muitos profissionais optam por trabalhar remotamente para empresas estrangeiras que pagam salários superiores.

As empresas portuguesas têm cada vez mais dificuldade em contratar engenheiros informáticos. Por causa do trabalho remoto, o mercado ficou mais competitivo e há empresas estrangeiras a oferecer o dobro do salário praticado em Portugal.

O trabalho remoto ganhou expressão durante a pandemia e a tendência parece ter vindo para ficar. Há cada vez mais trabalhadores que exercem funções a partir de casa, podendo assim trabalhar para empresas estrangeiras a partir de Portugal.

Esta é uma situação frequente na área da engenharia informática, que atravessa neste momento uma escassez de engenheiros disponíveis para trabalhar em Portugal.

Muitos profissionais têm sido atraídos por empresas europeias e até mesmo dos Estados Unidos, que pagam entre 20 e 30% mais ou, em alguns casos, o salário pode mesmo ser o dobro do praticado em Portugal.

Para as empresas nacionais fica assim cada vez mais difícil competir com estes valores, o que obriga à contratação de profissionais de outras nacionalidades.

Portugal é visto por muitas multinacionais como um país cativante e atrativo para fins económicos, uma vez que é “social e economicamente estável”, tal como afirma o diretor técnico da Xelerate, uma startup sediada no Porto.

SIC Notícias - 27.10.2022

https://sicnoticias.pt/pais/2022-10-27-Ha-cada-vez-menos-engenheiros-informaticos-disponiveis-para-trabalhar-em-Portugal-ad3a2f10?fbclid=IwAR1KzuYIuxpTbonavBOUxP8XGzM12gLB99pNKbrMzoU0YgBaQ1KcgD9K9DQ