Como contornar o aumento dos combustíveis? Ficar em teletrabalho — e há empresas a pensar nisso

O teletrabalho, que vigorou em 2020 e no início de 2022 devido à pandemia da COVID-19, pode voltar agora devido ao aumento dos preços do combustível. Já há empresas a adotar esse regime.

 Apesar da (muito) ligeira descida no preço dos combustíveis esta segunda-feira, 21 de março, os sucessivos aumentos anteriores, agravados pela guerra na Ucrânia, continuam a fazer-se sentir na carteira dos portugueses e das empresas. Por isso mesmo, algumas já estão a ponderar retomar o teletrabalho como forma de contornar os custos de deslocação dos trabalhadores, avança o jornal "Público".

É o caso dos trabalhadores de todos os departamentos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a quem a 14 de março foi dada a possibilidade de ficar em "teletrabalho em semanas alternadas - metade das equipas trabalha de casa, a outra metade presencialmente na Cidade do Futebol", cita o mesmo jornal. Segundo a FPF, o regime vai continuar até ao final da época.

O mesmo pode vir a acontecer noutras empresas, conforme apontado por Sofia Monge, sócia do escritório Carlos Pinto de Abreu e Associados, e por Pedro da Quitéria Faria, sócio da Antas da Cunha Ecija e Associados. Sobre a adoção do regime de teletrabalho, que vigorou em 2020 e no início de 2022 devido à pandemia da COVID-19, o empresário diz que vê essa "possibilidade como uma realidade a muito curto prazo, quer a alteração do regime de laboração seja promovida pelas entidades empregadores, quer pelos trabalhadores", refere.

https://magg.sapo.pt/atualidade/atualidade-nacional/artigos/como-contornar-o-aumento-dos-combustiveis-ficar-em-teletrabalho-e-ha-empresas-a-pensar-nisso