Emídio Gomes foi eleito novo reitor da Universidade de Trás-os-Montes

O novo reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Emídio Gomes, quer tornar a academia "numa referência", reconhecida pela qualidade de ensino, da investigação e pela abertura ao mundo, à comunidade e às empresas.

Emídio Gomes, de 62 anos, foi hoje eleito reitor pelo Conselho Geral da academia, localizada em Vila Real, e aos jornalistas disse que quer afirmar "uma universidade em Trás-os-Montes e Alto Douro" e a "olhar para o mundo".

O reitor eleito tem como visão tornar a "UTAD uma referência das novas sociedades do conhecimento, inclusiva e integradora, por todos reconhecida pela qualidade da sua oferta de ensino, da investigação e pela abertura ao mundo, à comunidade e às empresas".

O seu objetivo é, referiu, "continuar o trabalho profícuo que tem vindo a ser realizado".

Em 2017, Emídio Gomes assumiu o cargo de vice-reitor da UTAD para a Área de Investigação e Inovação, tendo anteriormente desempenhado o cargo de presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e de pró-reitor da Universidade do Porto para a Inovação e Relações Empresariais.

É natural do Porto e tirou a licenciatura em Engenharia Zootécnica na UTAD, é mestre em Ciências Biomédicas pela Universidade e doutorado em Ciências Biomédicas, especialidade de Nutrição, pela Universidade do Porto.

Emídio Gomes quer reforçar o projeto do ecocampus na UTAD, que considerou um "ativo único desta universidade", mas quer "também olhar um pouco para dentro", para conseguir, a prazo, "laboratórios e salas de aula de topo e renovadas".

Nestes anos "difíceis e de recursos escassos", referiu que houve a "oportunidade de requalificar o ecocampus, de melhorar a eficiência energética dos edifícios", e que, agora, vai-se "olhar para dentro dos edifícios, onde já houve também melhorias significativas e privilegiar os espaços de ensino e de investigação".

A próxima "grande obra", adiantou, é o "novo espaço estudante", que ficará no ponto mais histórico do campus, e "que vai ser todo ele entregue ao estudantes".

Emídio Gomes quer uma universidade mais próxima da região onde está inserida e das comunidades intermunicipais e anunciou a criação de "residências da UTAD no território".

No âmbito deste projeto, por exemplo, o curso de enologia poder-se-á instalar por uns dias no Museu do Vinho, em São João da Pesqueira, reforçando a ligação da academia ao território.

Considerou ainda a investigação como "um dos pontos decisivos". "Uma universidade hoje é reconhecida pelo conhecimento que produz e é o reconhecimento desse conhecimento que nos faz a prazo atrair mais e melhores alunos", salientou.

O novo reitor foi eleito hoje, após a audição pública aos três candidatos, que apresentaram a sua candidatura, nomeadamente Cristiane Derani, Vasco Amorim e Emídio Gomes.

Os 25 membros do Conselho Geral da UTAD pronunciaram-se, através de voto secreto digital, tendo sido eleito Emídio Gomes para o mandato 2021-2025.

O novo reitor, que deverá tomar posse em meados de maio, vai substituir António Fontaínhas Fernandes que termina o seu segundo mandato à frente da reitoria da academia transmontana (2013-2021).

O presidente do Conselho Geral, Miguel Poiares Maduro, disse que o Emídio Gomes obteve uma "votação muito expressiva".

"É um sinal de exigência e também de que tem um mandato claro para prosseguir aquilo que é a estratégia que apresentou no seu programa de ação e que foi tão claramente sufragada pelo Conselho Geral", salientou.

O antigo ministro deixou também uma palavra de agradecimento ao reitor cessante pelo trabalho desempenhado à frente da academia transmontana.

Notícias ao Minuto | 29-03-2021