trabalhadoresuminho.pt

Últimas

Reitor da Universidade do Porto é o novo presidente do CRUP

António Sousa Pereira sucede a António Fontainhas Fernandes, que está em fim de mandato na liderança na Universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, foi eleito nesta terça-feira presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP). O mandato tem a duração de três anos e começa formalmente no próximo mês.

Havia dois candidatos à liderança do CRUP. Além de António Sousa Pereira, também Paulo Jorge Ferreira, reitor da Universidade de Aveiro, mostrou a sua disponibilidade para presidir ao Conselho de Reitores. Na primeira volta, houve empate. A diferença na segunda volta foi de um voto.

De forma a “unir o CRUP”, Sousa Pereira acabou por convidar Paulo Jorge Ferreira para ser o seu vice-presidente, explica ao PÚBLICO o novo líder daquele organismo. Completam a direcção do Conselho de Reitores António Cruz Serra, da Universidade de Lisboa, Maria de Lurdes Rodrigues, do ISCTE, e Paulo Águas, da Universidade do Algarve.

São três as linhas fortes de actuação à frente do CRUP elencadas por António Sousa Pereira e duas delas estão relacionadas com o financiamento do Estado às universidades públicas. O sector precisa de “uma fórmula de financiamento adequada e justa”, defende o novo presidente dos reitores, lembrando que, no início do ano, o Tribunal de Contas acusou o Governo de não cumprir a lei de financiamento do ensino superior.

As universidades querem também assegurar um plano de investimento na renovação de infra-estruturas e de equipamentos para que possam “ser competitivas”. Sousa Pereira lamenta por isso “a pouca importância” dada ao sector no Plano de Recuperação e Resiliência apresentada pelo Governo.

Por último, o CRUP diz ser necessário “assegurar condições de promoção nas carreiras dos docentes universitários” e “pugnar por uma maior ligação” entre as carreiras de docente e de investigador.

António Sousa Pereira, de 59 anos, é licenciado em Medicina pela Universidade do Porto desde 1985, mas “fugiu” da carreira hospitalar numa altura de “hostilidade” na classe, quando era ministra da Saúde Leonor Beleza, contava ao PÚBLICO há cerca de dois anos, quando foi eleito – por um voto de diferença – reitor da Universidade do Porto.

Acabou a dar aulas no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), onde fez toda a carreira académica. É mestre e doutor pela mesma instituição, onde atingiu a categoria de professor catedrático em 2002. Dois anos depois, assumiu a direcção daquela faculdade, posição que ocupou durante 14 anos até ter assumido a liderança da reitoria.

Sousa Pereira sucede na presidência do CRUP a António Fontainhas Fernandes, eleito há três anos, que está em fim de mandato na instituição que dirige, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, não podendo recandidatar-se.

O reitor da Universidade do Porto vai liderar durante três anos o CRUP, organismo que agrupa 16 instituições de ensino superior: todas as universidades públicas portuguesas, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa e o IUM – Instituto Universitário Militar.

Samuel Silva Público | 13 de Outubro de 2020