trabalhadoresuminho.pt

Últimas

Universidade do Minho apela aos alunos para não realizarem convívios e jantares

A Comissão de Elaboração e Gestão do Plano de Contingência Interno Covid-19 da Universidade do Minho (UM) divulgou, esta terça-feira, uma carta aberta em que pede aos estudantes que se abstenham de convívios e jantares para conter a propagação da pandemia.

“Nos últimos dias tem-se registado em Portugal um agravamento significativo de casos de infeção provocada pelo SARS-CoV 2, com especial incidência na Região Norte, e têm-se verificado grandes surtos de COVID 19 noutras Instituições de Ensino Superior, em contextos de contágio que não estão relacionados com as atividades letivas, mas com encontros e convívios que terão ocorrido nos últimos dias e semanas, fora dos espaços dessas Universidades”, começa por referir o documento.

A carta salienta que, “no momento que vivemos é essencial que todos cumpram as normas e recomendações de proteção, em particular fora do contexto letivo, onde o risco de contágio é superior se não forem adotadas as medidas de proteção nos contactos sociais”.

“Porque queremos manter a universidade aberta, porque queremos manter as atividades letivas em regime presencial, porque queremos garantir o conforto de todos, e porque queremos salvaguardar a saúde dos nossos estudantes, dos nossos professores, dos nossos investigadores, dos nossos trabalhadores e das famílias de cada um de nós, lembramos que este não pode ser tempo para promover encontros, convívios, jantares, ou outras atividades em grupo, colocando em risco a saúde de todos”, aponta a Comissão.

“No presente contexto pandémico a indução de alunos ou grupos de alunos a participarem nessas atividades, comporta um risco de saúde pública que pode originar surtos com consequências imprevisíveis e eventuais implicações jurídicas”, acrescenta o texto, reforçando o apelo a que sejam cumpridas
“escrupulosamente as recomendações das autoridades de saúde competentes e das normas em vigor”.

A UM aconselha, ainda, a instalação da aplicação Stayaway Covid.

A Comissão de Elaboração e Gestão do Plano de Contingência é composta por Paulo J. S. Cruz, Presidente da Comissão e Pró-Reitor, Alexandre M. C. Carvalho, Professor Convidado da Escola de Medicina, Pedro R. L. Morgado, Professor Auxiliar da Escola de Medicina, Teresa A. Ruão C. Pinto, Professora Associada do Instituto de Ciências Sociais, Carlos A. S. Menezes, Administrador da Universidade do Minho, António M. V. Paisana, Administrador dos Serviços de Ação Social, Mauro M. M. P. Fernandes, Técnico de informática do Serviços de Comunicações, e Rui J. M. Oliveira, Presidente da Associação Académica.

Jornal O Minho – 13-10-2020