Exames do Iscte vão ser feitos na FIL

Instituto Universitário de Lisboa arrendou instalações no Parque das Nações para garantir que estudantes fazem as provas cumprindo o distanciamento recomendado pelas autoridades de saúde.

Os estudantes o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa vão fazer os exames finais deste ano lectivo nas instalações da Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. A instituição de ensino superior arrendou 12 salas naquele edifício de modo a garantir que as provas são feitas cumprindo o distanciamento entre alunos que é recomendado pelas autoridades de saúde.

A informação foi avançada pela instituição, no final da semana passada, a estudantes e professores, e confirmada ao PÚBLICO pela reitoria liderada por Maria de Lurdes Rodrigues. “Todos os exames presenciais, a partir do dia 1 de Junho de 2020, serão realizados nas instalações da FIL no Parque das Nações”, informa o Iscte.

Esta foi a forma encontrada para respeitar a distância entre os lugares individuais recomendada pelas autoridades de saúde. Para a realização dos exames vão ser usadas 12 salas da FIL, com capacidade para cerca de 50 pessoas.

O Iscte sublinha ainda que o espaço da FIL “dispõe de várias entradas que permitem gerir, nas condições de segurança exigidas pelas autoridades de saúde, o acesso ao edifício e às salas”, além de instalações sanitárias, ventilação natural, saídas de emergência e um “pé-direito superior a dez metros”.

Os exames vão ser organizados em três turnos diários (com início às 09h30, 14h00 e 18h00) e será assegurada a higienização dos espaços entre turnos. Aos estudantes é pedido que cheguem com 30 minutos de antecedência, para facilitar a logística.

Durante a prova, os estudantes devem usar obrigatoriamente máscara e terão que higienizar as mãos no início e no fim do exame. Uma vez na sala, devem ocupar um dos lugares assinalados com folha de rascunho e de exame e abandonar a sala e as instalações da FIL logo após terminar a prova.

A FIL vai ser usada tanto na 1ª época de exames, marcada para 30 de Maio a 20 de Junho, como na 2ª época, de 22 de Junho a 4 de Julho. No entanto, apenas na segunda fase as provas são todas presenciais.

Antes disso, apenas uma parte das provas será realizada presencialmente, sendo privilegiadas as avaliações à distância, com recurso a plataformas digitais – à semelhança do que está a ser feito na retoma das aulas presenciais na generalidade das instituições de ensino superior, que está a acontecer apenas nas disciplinas laboratoriais e práticas.

Os estudantes que não possam apresentar-se a exame presencial por integrarem grupos de risco devem apresentar a respectiva justificação médica. Já os alunos da Madeira e dos Açores, bem como os estudantes Erasmus e internacionais, têm que informar, durante esta semana, a instituição do local onde se encontram, para que lhes possa ser dada uma alternativa de avaliação “tão próxima quanto possível da avaliação presencial, como, por exemplo, por exame oral”.

Samuel Silva 19 de Maio de 2020, Público