UA levanta progressivamente contenção e disponibiliza testes à sua comunidade

A Universidade de Aveiro atualizou o seu Plano de Prevenção e Atuação Face à Covid-19 prevendo o levantamento progressivo das medidas de contenção. Entre as medidas estabelecidas nesta atualização do Plano estão uma evolução para o teletrabalho parcial, a disponibilização de testes de diagnóstico Covid-19 à comunidade UA, assim como de equipamentos de proteção, como máscaras e viseiras, e também de máscaras aos visitantes.

A atualização do Plano de Prevenção e Atuação Face à Covid-19 prevê a retoma progressiva da atividade presencial e a definição de medidas de prevenção e mitigação dos riscos associados à Covid-19. As medidas seguem as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (CEPCD), bem como o Plano de Contingência Nacional e as Orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde (DGS).

Pretende-se, com esta atualização do documento, definir os procedimentos de atuação a cumprir na retoma progressiva da atividade presencial, garantindo a segurança e bem-estar da comunidade UA, delinear medidas de prevenção e mitigação associadas à Covid-19 e assegurar a monitorização da situação, bem como a recolha e comunicação de informação relativa à Covid-19.

Testes de diagnóstico para a comunidade UA

Serão disponibilizados testes de diagnóstico Covid-19 à comunidade UA que utilize as instalações de forma regular e sempre que o risco o justificar e haverá medição da temperatura voluntária com equipamento disponível nas salas de isolamento.

A UA distribuirá máscaras à comunidade UA e aos visitantes, e viseiras aos elementos que trabalhem em contacto com o público. A entrada nos edifícios só será permitida a pessoas que utilizem máscara e os elevadores serão reservados a pessoas com mobilidade reduzida e a transporte de cargas.

Como medidas de prevenção, serão reforçadas, quer a higienização dos objetos/locais de maior contacto, quer a ventilação dos espaços, e serão disponibilizados meios de desinfeção para a higienização complementar.

Progressivo trabalho presencial, minimizando o risco

O trabalho em regime presencial será organizado em turnos, através de um sistema de escala rotativo, procurando-se restringir o universo dos trabalhadores em contacto presencial. A troca de turnos terá de respeitar um tempo mínimo para higienização e ventilação entre utilizações. No entanto, os membros da comunidade UA e que integrem os grupos considerados vulneráveis e de risco estarão em regime de teletrabalho até indicação em contrário

Os locais de trabalho, de ensino, de investigação, as áreas restauração ou bares serão reorganizados fisicamente por forma a que a sua utilização se restrinja a 50% ou menos da lotação máxima. Nos casos em que não seja possível identificar a lotação dos espaços, será adotada a medida de delimitação física de, pelo menos, um metro entre pessoas, assumindo o uso de máscaras.

Os locais de atendimento ao público serão equipados com barreiras físicas entre os técnicos administrativos e de gestão e o utente. As entradas e saídas dos locais terão, sempre que possível, vias de acesso distintas para minimizar o contacto e manter o distanciamento físico aconselhado.

Medidas para maio e junho

Em maio, estabelece-se:

O exercício profissional em regime de teletrabalho, sempre que as funções o permitam;

Atividade letiva predominantemente a distância, à exceção dos casos já previstos (n.º 13 do Despacho 12-REIT/2020), desde que cumpram as medidas de prevenção e mitigação definidas no plano;

Retoma gradual da atividade de investigação e cooperação presencial, condicionada ao cumprimento das medidas de prevenção e mitigação definidas no plano;

Utilização de videoconferência na realização de provas públicas;

Proibição de reuniões presenciais com mais de dez pessoas;

Proibição de eventos e iniciativas públicas com mais de dez pessoas;

Atendimento ao público preferencialmente através de plataformas tecnológicas, com possibilidade de atendimento presencial por marcação prévia;

Serviço de alimentação assegurado pela Cantina de Santiago em regime takeaway ao almoço

Em junho, mantêm-se algumas medidas anteriores, evoluindo em alguns aspetos, nomeadamente:

Teletrabalho parcial, com horários desfasados ou equipas em espelho;

Avaliação presencial em todos os casos previamente identificados, desde que cumpram as medidas de prevenção e mitigação definidas no plano;

Retoma gradual no atendimento presencial ao público

Retoma gradual dos serviços de alimentação garantindo as condições de segurança e cumprindo as medidas de prevenção e mitigação definidas no plano.

Seis áreas de isolamento

Mantêm-se as medidas de atuação face a casos suspeitos ou de possível contágio, existindo seis áreas de isolamento já divulgadas e devidamente equipadas:

ESSUA - Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro: Gabinete 30B.1.18 no edifício B;

ESAN - Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção Aveiro-Norte: Sala D3;

ESTGA - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda: Sala de reuniões 5.2.5;

ISCA-UA - Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro: Sala 35A.2.28;

Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro: Sala 31.2.27;

Campus Universitário de Santiago: Sala 6.1.55 (Antigo gabinete médico na Zona Técnica Central).

Mais informações: https://www.ua.pt/pt/covid-19-info

08 maio 2020