Manuel Heitor atento aos “que não conseguem aprender bem à distância”

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, esteve presenta na apresentação do plano de testes sorológicos da Universidade do Porto.

Até ao final da semana, todas as instituições de ensino terão terminado os planos de retoma das atividades, garante o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “Felizmente”, há diferentes opções

Manuel Heitor tem andado pelo país em visita às universidades e politécnicos, e a perceber como as instituições de ensino superior se estão a preparar para o regresso. “Todas estão em vias de conclusão de planos responsáveis para retomar as aulas”, garantiu esta segunda-feira, quando da apresentação do plano de testes sorológicos da Universidade do Porto.

Há, no entanto, e “felizmente”, diferentes opções, dada a autonomia das várias instituições, “a característica que define o ensino superior em Portugal e no mundo moderno”, que não cabe a um ministro contrariar. Exemplifica-a, até, com o caso dos politécnicos, com um ensino genericamente mais prático, preparados agora para estender o calendário do ano letivo.

A reabertura das universidades não é uma “mera questão de gosto pelo ensino presencial”, sublinha o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, “é também o respeito pelos mais vulneráveis, aqueles que não conseguem aprender bem à distância, os estudantes em condições de fragilidade social e económica”. Manuel Heitor assume estar especialmente atento a esta franja da comunidade estudantil, para quem “as atividades presenciais são particularmente importantes”.

27.04.2020 Expresso JOANA ASCENSÃO