Ministro volta a pedir a universidades para prepararem a reabertura das aulas

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior quer universidades e politécnicos com planos para a retoma das atividades presenciais prontos aquando do levantamento do estado de emergência.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior reiterou esta sexta-feira que quer todas as universidades e politécnicos com planos para a retoma das atividades presenciais prontos para quando for levantado o estado de emergência devido à Covid-19.

“A retoma das atividades presenciais tem de ser devidamente planeada”, vincou Manuel Heitor, considerando que quer os planos prontos nas universidades e politécnicos até ao final da próxima semana, para que estas instituições estejam devidamente preparadas para quando for levantado o estado de emergência.

Segundo o ministro, as universidades e politécnicos têm de pensar nas condições de higiene e desinfeção, no prolongamento dos calendários e ajustamento de horários, por forma a garantir a retoma de alguma da atividade presencial, assim que tal for possível.

No entanto, vincou, essa retoma tem de respeitar a autonomia das instituições, que “têm o direito e responsabilidade” de assumir a sua retoma, considerando que cada caso é um caso e que poderão definir planos de retoma e datas distintos.

“Há práticas e instalações muito diferentes e cada escola é um caso”, referiu.

24 abr 2020, Observador