Já há novas datas para os exames nacionais do secundário

Diploma que prevê regras excecionais para o presente ano letivo foi publicado. Aulas à distância podem estender-se até 26 de junho para todos os níveis de ensino. E também já há datas para as matrículas para o próximo ano letivo

O 3º período iniciou-se esta terça-feira para 1,4 milhões de alunos que terão agora de aprender à distância. Há novas regras de avaliação e datas para realizar os exames nacionais que são exigidos pelos diferentes cursos do ensino superior.

Estas são, aliás, as únicas provas de avaliação externa que os estudantes do secundário vão ter de realizar. Para toda as outras disciplinas só conta a classificação interna, atribuída pelos professores em função do “conjunto das aprendizagens realizadas até ao final do ano letivo”.

Os estudantes que queiram melhorar as suas classificações de anos anteriores podem realizar exames, mas as notas que obtiverem só contam como uma nova média nas provas de ingresso e não para subir a nota final da respetiva disciplina.

Tal como fora anunciado pelo primeiro-ministro, a 1.ª fase dos exames nacionais passa a realizar-se entre 6 e 23 de julho. A prova de Português do 12º - que apenas terá de ser realizadas pelos alunos que se candidatem a cursos superiores que exigem este exame como prova de ingresso – inaugura o novo calendário.

Exames 1fase

O novo calendário da 1.ª fase dos exames do secundário

A 2ª fase dos exames nacionais do secundário só se realizará em setembro, entre os dias 1 e 7.

exames 2fase

O novo calendário da 2.ª fase dos exames do secundário

No caso do ensino básico, as provas de aferição e as finais do 9º ano foram canceladas. E, para todos os ciclos de ensino, o fim do 3º período passa a ser 26 de junho.

Quanto às matrículas para o próximo ano letivo, que se realizam preferencialmente via Internet (portaldasmatriculas.edu.gov.pt), podem ser feitas entre 4 de maio e 30 de junho, no caso do pré-escolar e do 1º ciclo.

14.04.2020 Expresso

Isabel Leiria  Jornalista