UMinho estuda modelo para aulas práticas e estágios

Com o ensino à distância anunciado até ao final do ano lectivo surgem novas preocupações. Como compensar a ausência de aulas práticas e estágios curriculares?

Rui Vieira de Castro e as aulas práticas e estágios

Ainda não está definido o modelo para colmatar a interrupção de aulas práticas e estágios dos estudantes da Universidade do Minho (UMinho). Em conferência de imprensa esta quarta-feira ao final da manhã, o reitor Rui Vieira de Castro assumiu que a instituição está a procurar, dentro das limitações, colmatar o problema, mas deixa um aviso: "não podemos esquecer que esta situação é absolutamente excepcional".

Com fortes elogios ao empenho e compreensão de toda a comunidade académica, Rui Vieira de Castro refere que o "esforço" que está a ser feito para as unidades curriculares de pendor laboratorial mais forte passa por "procurar encontrar dispositivos que permitam, de alguma forma, a substituição das experiências capazes de garantir o desenvolvimento das competências dos estudantes" mas, "isto tem naturalmente limitações", sublinha.

É preciso reorientar conteúdos para que seja possível "obter resultados próximos do esperado", defende. "Não temos a ilusão de pretender que o que vai resultar destes processos replicará totalmente aquilo que ocorrerá em circunstâncias normais. Trata-se de procurar garantir o essencial, sendo que esse essencial vai ficar um pouco aquém daquilo que era a nossa expectativa inicial", admite.

Questionado sobre a reacção e trabalho da comunidade docente nesta fase de transição, o reitor da UMinho sustenta que tem encontrado "uma universidade muito unida no modo como está a enfrentar esta situação". 

Rui Vieira de Castro assume alguma "frustração natural de quem desenha uma unidade curricular na perspectiva de se traduzir num determinado conjunto de experiências pedagógicas para os alunos, quando depois se confronta com circunstâncias que não permitem uma concretização plena daquilo que tinha inicialmente planeado". "A Universidade não fica imune", completa.

Também na conferência de imprensa desta quarta-feira, Rui Vieira de Castro, anunciou que a UMinho vai disponibilizar computadores e internet para alunos carenciados que não possuam estes equipamentos, agora mais do que nunca essenciais para o ensino à distância.

RUM Academia 01.04.202