Ministro elogia "adopção ultra-rápida" do ensino e trabalho à distância na UMinho

Segundo o reitor da UMinho, cerca de 50% das unidades curriculares da instituição já estão em funcionamento através de ensino à distância. Situação de teletrabalho deve estar "estabilizada" ainda esta semana.

Manuel Heitor elogiou a "adopção ultra-rápida" do ensino à distância na UMinho, designadamente na Escola de Medicina, que funciona a 100% com sistema de teleaulas.

Embora se apele à quarentena, o ministro do Ensino Superior quis ver com os seus próprios olhos a adaptação da Universidade face à pandemia do novo coronavírus. O governante esteve esta segunda-feira na Universidade, onde se reuniu por videoconferência com os responsáveis dos vários setores da universidade e assistiu a uma aula em "streaming" com estudantes de medicina.

Manuel Heitor garante ter cumprido "em todas estas reuniões, todas as precauções, seguindo escrupulosamente todas as orientações das autoridades de saúde".

"Vim sozinho ver a capacidade de adaptação quer do teletrabalho quer do ensino à distância, e garantir a experiencia inédita que a UMinho está a implementar".

Manuel Heitor elogiou também a implementação de "teletrabalho em toda a UMinho". "É particularmente importante reconhecer e devo salientar o trabalho adicional que docentes e técnicos, principalmente de informática, estão a ter para garantir os serviços", acrescentou.

A este propósito, o reitor Rui Vieira de Castro adiantou que "cerca 50% das unidades curriculares da UMinho já estão em funcionamento", através do ensino à distância. "Num prazo bastante curto a universidade foi capaz de reagir e introduzir alguma normalidade, num quadro de anormalidade e dramatismo. Se considerarmos o prazo muito curo desde que foram suspensas as actividades lectivas é extraordinário", frisou o responsável máximo da academia minhota.

Rui Vieira de Castro deu conta de que "todas as unidades estão a identificar todos os trabalhadores que poderão passar para teletrabalho", sendo expectável que "a meados desta semana tenhamos essa situação estabilizada".

Questionado sobre a necessidade da presença de assistentes operacionais nas instituições de ensino superior, Manuel Heitor diz que "cada caso é um caso". Ainda assim, o ministro considera que "a adopção de teletrabalho deve ser generalizada rapidamente em todas as actividades que o possam fazer". "A EMUM está em funcionamento sem se ver ninguém, a não ser um grupo restrito de técnicos, que está a apoiar e é possível adoptar estas tecnologias e mudar o paradigma, com todas as precauções e serviços básicos", acrescentou.

O ensino à distância, diz o ministro, "está generalizado em todas as instituições, umas mais rápidas do que outras".

Manuel Heitor admitiu que a situação atual é "grande alarme social", mas sublinhou que "é através da adoção de boas práticas" que se pode combater esse alarme e "a tragédia em que todos vivemos".

A UMinho suspendeu, em 10 de março, todas as actividades letivas, depois de um aluno ter sido infetado por Covid-19. Segundo o reitor, há, neste momento, "dois casos" confirmados na academia minhota. 

Academia 16.03.2020 16H39 RUM

Liliana Oliveira