Quatro universidades portuguesas entre as 100 melhores do mundo em Gestão

A tabela publicada pelo "Financial Times" avalia 14 indicadores que medem a qualidade das escolas em cinco principais categorias.

Nova School of Business & Economics (Nova SBE) é a melhor posicionada entre as universidades portuguesas com mestrados na área de Gestão e Administração, no ranking "Finantial Times", divulgado esta segunda-feira - ficou em 30º lugar. Mas há mais três faculdades entre as 100 primeiras posições: a Católica Lisbon School of Business and Economics (32.º lugar), o ISCTE Business School (66.º) e a Porto Business School (67º).

A tabela publicada pelo "Financial Times" avalia 14 indicadores que medem a qualidade das escolas em cinco principais categorias: MBA Globais, MBA Executivos, Formação Executiva, Mestrados em Gestão e Faculdade. O ranking global é liderado pela HEC Paris, seguida da London Business School e da DAS Bocconi School of Management. Portugal - juntamente com Irlanda, Itália e Suíça - é o sétimo país europeu com mais escolas de gestão representadas.

A Nova ficou na 30ª posição relativamente ao MBA (full-time) - 22.º lugar entre instituições europeias; na 24.ª posição relativamente ao mestrado em Gestão em 27.º e 30.º nas formação para executivos nos programas abertos e customizados, respetivamente.

"Somos a escola número 1 de gestão em Portugal e estamos no Top 30 da Europa. Na origem deste resultado está a aposta da escola no crescimento, inovação e internacionalização nos mestrados e na formação de executivos. O caminho que escolhemos continua assim a dar resultados e vamos acelerar nesse sentido. Estamos conscientes do caminho a percorrer para atingir os nossos objetivos, mas acreditamos que a mudança para o novo campus, em Carcavelos, permite esperar ainda mais nos próximos anos", reagiu Daniel Traça, Dean da Nova SBE aos resultados.

O ISCTE (IBS) também emitiu um comunicado a regozijar-se pelo pódio entre as faculdades portuguesas.

"A IBS está a conquistar um crescimento notável nos últimos anos sustentado pela qualidade do ensino e da investigação científica, os quais têm dado importantes contributos para o setor financeiro e empresarial, desde logo ao nível de quadros superiores", defende Maria João Cortinhal, diretora da ISCTE Business School. "Iremos continuar a investir para nos afirmarmos internacionalmente, aproximando-nos cada vez mais das escolas de topo a nível mundial".

Nos indicadores do ranking do "Financial Times", o ISCTE destacou-se pela "progressão do salário" dos alunos de mestrado em gestão, entre o momento da graduação e o que atingem três anos depois, no mercado de trabalho. Com uma diferença cifrada em 77%, o ISCTE detém a 7ª posição a nível europeu neste indicador decisivo para as carreiras profissionais.

Porto há 11 anos no ranking

Já a Porto Business School ficou no 67.º lugar no ranking geral mas registou subidas nas categorias de "Executive Master of Business Administration" (EMBA), na qual subiu três posições para o 55.º lugar - e em "Executive Education", relativamente aos programas customizados, em que subiu um lugar para a 35.ª posição. Desde 2011 que a Porto Business School figura entre as 100 melhores instituições no ranking Financial Times.

Para Ramon O'Callaghan, dean da Porto Business School, "num ranking que tem como critérios a relação custo-benefício dos programas ou a remuneração média após a formação, estar entre as melhores escolas de negócios europeias é o resultado de todo o empenho, trabalho conjunto e iniciativa da Escola para inovar e desenvolver programas ajustados às necessidades atuais. Figurar neste ranking conceituado do 'Financial Times' pelo 11º ano consecutivo premeia sobretudo a qualidade que a nossa oferta formativa tem demonstrado de forma regular. É, sem dúvida, um fator de motivação para nós, mesmo sabendo que não competimos em algumas categorias por não ter oferta, como é o caso dos Masters."

Jornal de Notícias - 9-12-2019