Absentismo na Função Pública é “muito elevado” mas ninguém sabe bem qual é

A ministra Alexandra Leitão afirmou que o absentismo na Administração Pública é “muito elevado”

Governo diz que absentismo é “muito elevado”, mas faltam dados para caracterizar o problema. O Expresso solicitou informação ao Executivo de António Costa, mas ficou sem resposta. Últimos números conhecidos apontam para uma taxa da ordem dos 7%, pouco acima do sector privado

O diagnóstico foi feito por Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública. Poucos dias depois da tomada de posse, em entrevista ao jornal Público, a ministra (e antiga secretária de Estado da Educação) afirmou que “temos uma taxa de absentismo muito elevada” na Administração Pública. A ministra avançou mesmo formas de contrariar esta situação: “Se é verdade que pode ser atacada através das juntas médicas, também um incentivo à assiduidade é importante”, afirmou na mesma entrevista.

O problema é que ninguém parece conhecer a realidade que se quer combater. O Expresso falou com os sindicatos da Administração Pública e a resposta foi unânime: faltam dados para caracterizar a situação. Até porque não há informação pública sobre o tema. “Não temos dados e era bom que os tivéssemos. Até para percebermos as causas”, afirma Helena Rodrigues, presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE).

04.11.2019 Expresso on line - Sónia M. Lourenço