Convenção Nacional do Ensino Superior 2030

Realiza-se no próximo dia 9 de abril, na Universidade do Porto, a 3.ª Sessão da Convenção Nacional do Ensino Superior 2030

Na sequênca das duas conferências ocorridas no âmbito da “Convenção Nacional do Ensino Superior 2030”, lançada pelo CRUP no início do ano, está prevista uma terceira sessão, a ter lugar no próximo dia 9 de abril, na Universidade do Porto, com o objetivo de novamente convocar os principais interlocutores e dar assim sequência a esta iniciativa.

Recorda-se que as sessões anteriores tiveram lugar nos dias 7 de janeiro, no ISCTE-IUL, e 15 de março, na Universidade de Aveiro, podendo ser consultada toda a informação referente através do site https://www.cnensinosuperior.pt/

Esta iniciativa é aberta a todos os que reconhecem a importância deste setor e o resultado desta reflexão deverá refletir-se numa “Nova Agenda estratégica para o Ensino Superior em Portugal”, visando fortalecer o sistema e assegurar a continuidade do seu contributo para um país mais próspero, mais qualificado e mais justo.

CNES_Programa_3ªSessão_U.Porto

Universidade do Porto

9 de Abril de 2019

09h00 Desafios da valorização do conhecimento gerado nos centros de investigação

Moderação: Salustiano Mato, Antigo Reitor da Universidade de Vigo

Debate

José Manuel Mendonça, INESC TEC

Alcibíades Guedes, INEGI

Vítor Vasconcelos, CIIMAR

Pedro Arezes, Centro Algoritmi

10h30 Sessão de Abertura

António de Sousa Pereira, Reitor da Universidade do Porto

António Fontaínhas Fernandes, Presidente do CRUP

António Costa, Primeiro-Ministro de Portugal

11h00 A relação das empresas com a universidade no processo de inovação

Moderação: António Marquez Filipe, Symington Family Estates S.A.

Debate

Paulo Nunes de Almeida, AEP

Fernando Sousa, AIMMAP

João Gunther Amaral, SONAE

Alexandre Marques, ZF

João Barros, Veniam

13h00 Pausa para almoço

15h00 Os desafios da promoção do empreendedorismo

Moderação: António Cunha, Antigo Reitor da Universidade do Minho

Debate

Eduardo Correia, Tagus Park

Helder Vasconcelos, UPorto

Rui L. Reis, TecMinho

Luís Antunes, Healthy Systems

Ana Cristina Freire, Innovcat

José Dionísio, Primavera

16h30 Encerramento

Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

4 Abril, 2019 Carolina Navarro in Notícias

Universidades querem gestão mais descentralizada dos financiamentos europeus

As universidades portuguesas vão voltar a reunir-se na próxima terça-feira, no Porto, para discutir a promoção de uma gestão "mais descentralizada" dos financiamentos europeus que apoiam projetos entre empresas e universidades, foi hoje anunciado.

De acordo com o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Fontainhas Fernandes, citado no comunicado, a "primeira prioridade da agenda das universidades para a próxima década [2020-2030] será a promoção do desenvolvimento das regiões onde estão inseridas" e que, por essa razão, o CRUP vai "exigir" ao Governo que as verbas europeias que financiam projetos de inovação e investigação "continuem nos futuros programas operacionais regionais".

Fontainhas Fernandes, também reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), acrescenta que a descentralização das verbas, promovida pelo Portugal 2020, foi "muito positiva para a articulação entre as universidades e as empresas", para "as dinâmicas de transformação digital", assim como para a "incubação e competitividade empresarial" verificadas nos últimos anos.

"O recorde de utilização de verbas europeias pelas universidades verificado em 2018, mais de 300 milhões de várias proveniências, só foi possível devido a uma gestão descentralizada”, salienta Fontainhas Fernandes.

A aproximação dos sistemas académicos e científicos às empresas, administração pública e agentes culturais é o tema de 3.ª sessão da Convenção do Ensino Superior, que decorre na Reitoria da Universidade do Porto, no próximo dia 9.

"A grande questão que a convenção vai discutir no Porto é o que é preciso fazer para que o conhecimento gerado nas universidades produza mais e melhores efeitos na economia e na sociedade. (...) Nos próximos dez anos as universidades devem reforçar o seu posicionamento no desenvolvimento do país, aumentando o nível de riqueza e atenuando a macrocefalia do território", afirma o reitor.

A sessão, que junta reitores, investigadores e empresários, conta com uma intervenção do primeiro-ministro, António Costa, prevista para as 10:00, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, presente no painel de encerramento.

O reitor da UTAD adianta que perante a presença dos governantes vão ser exigidas que todas as "tentações de centralizar sejam evitadas", acrescentando que "as parcerias entre as universidades e o sistema empresarial funcionam tanto melhor quanto menos precisam de ir a Lisboa resolver problemas".

A Convenção do Ensino Superior, promovida pelo CRUP, arrancou em janeiro, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, numa sessão cujo tema era o aumento em 50% nos próximos dez anos do número de jovens a frequentarem o ensino superior, seguindo-se, em 15 de março, a segunda sessão na Universidade de Aveiro, dedicada à discussão do binómio ensino e investigação.

MadreMedia / Lusa · Atualidade · 3 abr 2019